Bancada do PT participa de homenagem aos 50 anos da UFPEL

Crédito Mauro Mello

A deputada Sofia Cavedon (PT), representou a bancada petista no Grande Expediente desta quarta-feira (19), que homenageou a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Proposta pelo deputado, Luiz Henrique Viana, a homenagem é alusiva aos 50 anos da instituição, que serão comemorados no dia 8 de agosto. Em aparte, Sofia explicou que estava representando toda a bancada, mas especialmente ao deputado Fernando Marroni, servidor licenciado da instituição, que estava em agenda externa nesta quarta-feira e não pode participar do ato. Conforme a deputada, Marroni já encaminhou requerimento à Mesa Diretora para a realização de Grande Expediente especial em homenagear a UFPEL e a Universidade Federal de Rio Grande (FURG).

A deputada relembrou que conheceu a UFPEL quando seu irmão concluiu graduação em Agronomia, em 1986, período em que coincidiu também o início da sua caminhada em defesa do direito à educação. “A pesquisa quem faz nesse país, para achar soluções para defender a vida, para nos alimentarmos sem veneno são as universidades públicas e vocês sabem o que representa a pesquisa dessa grande universidade. Balburdia não é o que tem nas nossas universidades. O que tem é efervescência estudantil, exercício da liberdade e da democracia ameaçada pelo governo federal que começa a não nomear o primeiro da lista nas gestões eleitas e nós queremos defender a ampliação e o fortalecimento da democracia na UFPEL porque a vivência democrática faz a instituição mais forte”.

A capacidade de diálogo a partir do ponto de vista de estudantes, mestres e doutores e a inclusão dos mais pobres na universidade também foi salientada pela deputada. “A UFPEL tornou-se multicultural a partir dos novos ventos democráticos, que fazem justiça e reparação social, encaminhando o conhecimento a serviço da diversidade e da democracia, por isso essa homenagem fortalece o novo caminho que o Brasil tomou a partir dos governos democráticos e não pode parar”.

Atualmente a UFPEL oferece 94 cursos de graduação, 45 cursos de mestrado e 23 de doutorado distribuídos em 22 unidades acadêmicas (6 Centros Acadêmicos, 4 Institutos Básicos, 11 Faculdades e 1 Escola Superior de Educação Física). Atualmente, possui cursos de mestrado e/ou doutorado em todas as áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Sociais, Ciências Humanas, Direito, Letras e Artes, contando também com cursos com atuação Multidisciplinar.

Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747)