Governador: Pelas vidas das nossas crianças, revogue o decreto já!

Divulgação

É com indignação que a Bancada do PT na ALRS tomou conhecimento do decreto publicado pelo governador Eduardo Leite, em pleno sábado de carnaval, retirando a obrigatoriedade de uso de máscaras para crianças de até 12 anos de idade. Para atender interesses alheios à saúde da população gaúcha, o governador, mais uma vez, distorce a realidade para justificar um ato de tamanha irresponsabilidade.

Focado em construir sua pré-candidatura a presidente, estará Eduardo Leite mais preocupado em dialogar com apoiadores extremistas do presidente Bolsonaro, com este decreto que contraria todas as orientações da ciência e a própria lei federal? O que faz um governador mobilizar todo seu aparato jurídico para contrariar a legislação do país e os organismos internacionais de saúde?

A Academia Americana de Pediatria (AAP), o Centro Americano de Controle de Doenças, o National Health Service (NHS) possuem documentos, atualizados em janeiro de 2022, onde recomendam o uso de máscaras por crianças acima de dois anos de idade. A Sociedade Brasileira de Pediatria também defende esta mesma posição. O governador Eduardo Leite, em seu decreto, cita apenas a posição de Organização Mundial de 2020, alegando que se trata de documento defasado, mas ignora os documentos atuais destas outras entidades.

A decisão do governador, sem ouvir os órgãos e autoridades de saúde pública do Estado, não poderia vir em pior momento. O cenário é de volta total às aulas presenciais, de altas taxas de contaminação da variante Ômicron e de baixo percentual de vacinação da população infantil. Um governador que comemora superávit nas finanças deveria neste momento comprar máscaras para distribuir para os estudantes da rede pública, organizar mutirões de vacinação nas escolas e promover uma campanha de conscientização para a volta às aulas em segurança. Governador Eduardo Leite: Revogue o decreto já!

Bancada do PT na ALRS
27/02/2022