Artigos

A destrutiva infantilização do Rio Grande -     Ontem (28), o vice-governador Gabriel Souza publicou um vexatório artigo no qual compara o RS a uma criança de três anos e meio que está cruzando a etapa…
O governo federal é um forte aliado de Santa Maria e Região - Em uma República digna de receber esse nome, em que a Democracia não se prende à equivocada avaliação da vontade da maioria sobre a minoria ‘derrotada’, não importa a cor…
A indústria, o agro e Lula* -   Embora reconheça que o debate sobre a gestão fiscal é complexo, é preciso reagir quando o discurso ideológico redunda em desinformação   O sentido original do conceito de ideologia…
O escândalo da Cia. CARRIS ou Como Criar Capitalistas sem Capital* -   O governo de Porto Alegre nas mãos de Melo (MDB) e Gomes (PL) entregou a Cia. CARRIS, empresa pública de transporte coletivo de mais de 150 anos, numa operação…
Chegou a hora da esquerda governar Porto Alegre -   Chegou a hora da esquerda governar Porto Alegre   Porto Alegre aspira mudança. O prefeito abandonou a cidade em nome dos negócios. Grandes negócios e prédios enormes e assustadores…
Leite, a Corsan e as salsichas (por Miguel Rossetto) - Eduardo Leite, convencido de que o que é ruim para o mundo é bom para o Rio Grande, entregou-se à tarefa de vender a Corsan a qualquer custo    …
A Lei Paulo Gustavo é um orçamento participativo na Cultura - A Lei Paulo Gustavo vai ter impactos econômicos em todo o país, resultantes da aplicação de R$ 3 bilhões em projetos audiovisuais e culturais A presença da ministra da cultura,…
Ceitec – Uma ousadia necessária, por Adão Villaverde e Miguel Rossetto -   Em 9 de abril de 1941, o presidente Getúlio Vargas assinou o decreto para a criação da Companhia Siderúrgica Nacional. A CSN foi a primeira produtora de aço plano…
Uma política das águas para o século 21 passa pela reestatização e controle público - A redução da disponibilidade de água irá intensificar ainda mais a disputa pela água por seus usuários, incluindo a agricultura, a manutenção de ecossistemas, assentamentos humanos, a indústria e a…
-   LUTA ANTIMANICOMIAL – A PLURALIDADE DAS VOZES EM BUSCA DE LIBERDADE No dia 18 de maio é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Nesta semana, várias manifestações e…